Aquela portinhola girando sugere, por uma fração de segundo o portal do inferno de Rodin, a caixa de pandora que vai te tragar, a arca de Noé, e pode ter certeza, tuas antenas de alerta estão acesas, está tudo acionado sensorialmente. O olho arregalado, o instinto se prepara para o bote. Coragem? ela vem titubeante, quando justamente percebemos que tem alguém do outro lado do portal do desconhecido e você não estará completamente tonta no escuro sem saber para onde ir. Que alívio.
Fui engolida! os olhos levam alguns segundos para se ajustar `a escuridão e... aquela estrutura gigantesca aparece. "Uwao"!! entrei no ventre do universo! voltei p'ro ventre da mãe. Tem o buraco negro no espaço, que eu tenho certeza absoluta que é exatamente assim. O artista materializou o cosmos diante dos meus olhos cheios de fascinacão.
Kapoor é orgânico. Ele propõe a experiência a cada visitante. Não nos é dado o direito de ser um expectador desatento. Goste ou não goste você entrou num diálogo corporal e um "amaravilhar-se" toma conta. Sem dúvida nenhuma, algo acontece de único, que só você testemunha. Gigantesco e tão subtil. Ele te reconecta `a uma certa calma, a "sensação do belo", certo, um belo que habita dentro de cada um, e vai permear toda a experiência que permanecerá conosco. Coisa bem rara.
Comigo provocou o voltar ao meu idioma natal, algo que nunca havia acontecido... quando contava em fancês para um amigo que eu tinha visto a exposição, tive que ajustar a língua várias vezes- apelo inconsciente que buscava expressar o conjunto de percepções indelével?. Eu repetia as mesmas palavras do primeiro instante ante a surpresa do primeiro momento dentro da obra: "uau que Lindo, que Coisa Linda... é o Cosmos".
O material utilizado permite o jogo da transluscência e então, toda a belaza do Grand Palais se torna parte da obra.
A obra está viva. Ela reage ao som e a luz, nunca igual. "MONUMENTA" é também, Momento e Imaginário em Movimento.
C'est la cour des grands...
Um comentário:
I'm in search of a tractor for my dairy operation that can manage substantial loads and transport feed efficiently. The John Deere 4430 appears to be a solid choice, yet I'm also considering the Kubota B7100 for lighter tasks around the farm. The John Deere 4640 catches my eye for its impressive pulling capacity. Furthermore, the John Deere 4100 seems suitable for navigating tighter areas. I'm also pondering if the John Deere 850 could serve as a versatile option. Which one do you recommend I purchase?
Postar um comentário